Homenagem

Homenagens marcam o Dia do Soldado em Santa Maria

Representações de organizações militares do Exército e da Força Aérea Brasileira participaram, nesta sexta-feira, em Santa Maria, da cerimônia que comemorou o Dia do Soldado.

Para marcar a data, foi feita a entrega de diplomas e medalhas para civis e militares. Um dos momentos mais marcantes foi a entrega da Medalha da Vitória ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) José João Pereira, que participou da 2ª Guerra Mundial. O "pracinha", de 102 anos, fez questão de enfrentar o calor e o vento norte para participar da solenidade, realizada nas instalações do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Regimento Mallet.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

Morre, aos 76 anos, Jussara Uglione, avó de Bernardo Boldrini

– É sempre uma emoção muito grande. Muitas lembranças vêm à mente em cerimônias como esta – comentou o ex-combatente.

A solenidade contou, também, com a participação de dois oficiais do Exército Argentino, o general Guillermo Ángel Tabernero, comandante da 1ª División de Ejercito, e o general Juan Antonio Zamora, comandante da 12ª Brigada de Monte. As organizações militares argentinas participam de operações conjuntas com a 3ª Divisão de Exército, de Santa Maria. O general Tabernero foi um dos homenageados no evento, recebendo a Medalha do Pacificador.

Lar de Mirian promoverá feijoada solidária nesse domingo

Durante o Dia do Soldado, foram entregues, também, o diploma de Colaborador Emérito do Exército, para personalidades e instituições civis; a Medalha do Exército Brasileiro, Medalha do Pacificador, Medalha Militar de Ouro, Medalha Osório e Medalha Marechal Trompowski. Logo após, ocorreu o desfile militar, com representações de unidades da 3ª Divisão de Exército e da Ala 4 (nova nomenclatura da Base Aérea de Santa Maria).

A DATA

Durante o mês de agosto, a 3ª DE promoveu diversos eventos comemorativos ao Dia do Soldado, com a realização de uma exposição de material e de viaturas,  prestação de serviços comunitários, apresentações de bandas de músicas militares, caminhada, passeio ciclístico, celebrações religiosas e a corrida Duque de Caxias.

O data tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos militares e homenagear o marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que é o patrono do Exército Brasileiro, em referência ao dia do seu nascimento, em 1803.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia Civil realiza operação contra violência doméstica em todo o Estado

Próximo

Centro de reabilitação para sobreviventes da Kiss é modelo fora do país 

Geral